Ocorreu na manhã desta quinta-feira (25) a reunião entre o presidente do Sechseg, Marlos Luz, o prefeito de Goiânia Rogério Cruz e a vereadora Sabrina Garcêz. O encontro realizado por meio de video conferência foi para expor a real situação dos trabalhadores de bares e restaurantes, que passam por necessidade por conta do fechamento do comércio. Na semana passada o Sindicato havia encaminhado uma carta aberta para o prefeito pedindo a inclusão dos trabalhadores do setor em alguns benefícios como o Renda Família e isenção de taxas de água e energia. Somente este ano, bares e restaurantes suspenderam mais de 6 mil contratos de trabalho e 10 mil demissões.
Com a carta em mãos, o prefeito confirmou que leu todas as solicitações e prometeu fazer uma avaliação, no entanto, não definiu nada. O presidente Marlos explicou para ele o motivo dos trabalhadores precisarem de uma autorização para entrar no benefício do Renda Família. “Temos várias pessoas que possuem um salário bem maior que o mínimo registrado em carteira, mas isso não quer dizer que elas são ricas. Com os bares fechados elas estão sem receber e passando por necessidade. Precisamos de uma autorização do Paço para a inclusão dessa classe nesse programa. Os 300 reais já vão ajudar na alimentação de milhares de famílias”, conta. A vereadora Sabrina Garcêz apoiou as solicitações do Sechseg.
A reunião com o Sechseg foi realizada às 11h, minutos depois o prefeito anunciou a reabertura dos bares e restaurantes a partir da próxima segunda-feira (29). Será estabelecido um escalonamento regional em que a cidade será dividida em seis zonas delimitadas. Com isso, os bares poderão funcionar das 10h às 22h, de acordo com a sua zona. Ainda não foi divulgado se esse funcionamento será apenas por 3 dias. O presidente do Sechseg ressalta, que mesmo com essa autorização, o Sindicato não vai deixar de cobrar uma ajuda de custo para o setor. “Fomos a primeira entidade sindical laboral a se reunir com o prefeito e acreditamos que nossos movimentos contribuíram para essa flexibilização, mas não vamos deixar de lutar enquanto uma resposta concreta nos for dada. Queremos benefícios para nossa classe”, pede.
Lembrando que a principio o encontro virtual estava marcado para segunda-feira (22), às 11h, mas foi desmarcada por conta de uma agenda do prefeito em Brasília e remarcada para quarta-feira às 11h, mas novamente por conta de agenda no Paço foi desmarcada e reagendada para sexta-feira (26) às 11h. Na manhã desta quinta-feira a assessoria de Rogério Cruz entrou em contato com o Sechseg solicitando a reunião para o mesmo dia às 11h, que finalmente ocorreu.