A partir desta terça-feira (25) os bares, lanchonetes e similares de Aparecida de Goiânia já podem reabrir. A autorização foi publicada pela prefeitura em uma portaria no Diário Oficial Eletrônico do município. Segundo a portaria, os horários de funcionamento podem ter início normal, mas o fechamento deve ser até a meia noite.
O presidente do Sechseg, Marlos Luz, ressalta que os estabelecimentos deverão ficar atentos às regras para evitar multas ou um novo fechamento. “É importante seguir as normas da vigilância sanitária, mantendo a casa sempre limpa. Também, não devemos aceitar clientes ou funcionários com febre. É uma maneira de guardar a saúde de todos”, conta Marlos.
De acordo com a portaria, o consumo de bebida alcoólica nos locais volta a ser permitido, alterando assim a portaria anterior proibia. No entanto, os clientes deverão consumir sentados. Além disso, está proibido o uso de brinquedotecas, utilização de narguilé e show de música ao vivo. Além disso, o acesso de pessoas deverá ser controlado e exigir o uso de máscaras. “Uma medida adotada em Goiânia que estamos repassando para outras cidades é fornecer o talher ou outros utensílios de forma protegida. Assim o garçom e nem o cliente terão risco de contaminação”, ensina o presidente.
De acordo com a prefeitura, para essa reabertura os bares deverão assinar o Termo de Compromisso disponibilizado pela prefeitura pela plataforma Retomada Responsável e fixar o documento em local visível.
Fotos: Claudivino Antunes