Por conta do novo decreto municipal de Goiânia, a partir desta segunda-feira (1) os bares ficarão fechados pelos próximos 7 dias. Já os restaurantes e lanchonetes poderão funcionar por delivery. As medidas foram adotadas para conter o avanço do coronavírus que tem colapsado o sistema de saúde. No próximo dia 7 de março, a reabertura será reavaliada pela prefeitura.
O Sechseg, como representante dos trabalhadores de bares e restaurantes, entende a necessidade das medidas adotadas, já que o número de pessoas infectadas, principalmente com a nova variante da Covid-19, tem aumentado muito e colapsado o sistema de saúde público e privado. No entanto, a entidade não concorda com medidas aplicadas apenas para o setor dos bares, como se ele fosse responsável pelo aumento de casos. Um exemplo foi a lei seca, adotada há duas semanas em Goiânia. A medida prejudicava exclusivamente o setor e não houve redução no número de casos da doença no período.
Em respeito à vida das pessoas e de quem perdeu familiares nesse período, o Sechseg pede compreensão dos trabalhadores que ficarão afastados do trabalho nos próximos 7 dias. Negociamos com o Sindibares uma Convenção Coletiva de Trabalho que irá ajudar a resguardar os empregos neste período. Um breve levantamento aponta que o setor perca 6 mil postos de trabalho e várias casas sejam fechadas por conta do impacto da segunda onda da Covid-19. O Sechseg fará de tudo para tentar minimizar essa situação.
No período em que o trabalhador estiver fora do trabalho, é imprescindível que tome todos os cuidados preventivos contra a Covid-19. Use máscaras, álcool em gel e evite aglomerações. Em breve, tudo isso vai passar.
Sechseg, o Seu Sindicato!
ATENCIOSAMENTE,
MARLOS LUZ, PRESIDENTE DO SECHSEG