No Brasil, o turismo tem se consolidado como um dos principais geradores de empregos, com a criação de 214.086 vagas formais, em 2023. Bem como, os setores de bares e restaurantes, que foram responsáveis por 100 mil novos postos de trabalho formais, representando um aumento de 5,13% no último ano, segundo dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Diante desse cenário otimista, vamos explorar como está atualmente o mercado de gastronomia e turismo em Goiás.
Os quais se destacam por sua pluralidade de opções, alcançando diferentes públicos, e portanto, impulsionando constante crescimento no estado. Confira a seguir alguns dados relevantes sobre esses setores!
Gastronomia e Turismo em Goiás
Mercado de Gastronomia
O setor de gastronomia em Goiás tem se destacado no cenário nacional, nesses últimos anos, devido a um crescimento significativo no número de restaurantes, bares e similares.
Isso reflete o interesse da população goiana em explorar novos locais, além de demonstrar uma diversidade culinária, que atrai turistas de todas as partes.
Desse modo, o setor é responsável por movimentar bilhões de reais anualmente no estado, com a abertura de mais de 4,4 mil novos estabelecimentos nos últimos dois anos. Em 2023, o setor gerou 170 mil novos empregos em bares e restaurantes, registrando um crescimento de 3,3%, bem acima da média nacional de 0,9%, conforme dados da PNAD Contínua.
Além disso, Goiânia é a capital com maior oferta de bares na região centro-oeste e a sétima no Brasil, conforme a Abrase (2023).
A cidade tem 1.453 bares registrados, resultado em uma impressionante proporção de 101 bares por 100 habitantes.
Ademais, Goiânia tem ganhando relevância no cenário da alta gastronomia, apontando para uma tendência positiva na culinária local.
A revista Prazeres da Mesa, considerada a maior da América Latina no segmento, selecionou dois restaurantes e uma sorveteria goianienses para premiação Melhores da Gastronomia 2023 – são eles o 1929 Trattoria Moderna, Íz Restaurante e Alata.
Mercado de Turismo
O Estado de Goiás apresenta um turismo bastante diversificado, que atrai visitantes por diferentes motivos. Embora sua movimentação ocorra na maioria por turistas que vieram a trabalho, também há turistas interessados na música, na natureza (trilhas, cachoeiras, grutas, rios), na cultura (manifestações culturais, religiosas, cidade históricas, arquitetura, artesanato, museus e patrimônios históricos), gastronomia e lazer goiano.
O turismo representa 8,2% do PIB goiano, conforme a Secretária Estadual de Turismo. Em fevereiro deste ano, o Governo de Goiás anunciou um pacote de investimentos de R$ 546 milhões voltado para a cultura e o empreendedorismo em regiões turísticas, com o objetivo de impulsionar a economia local, gerar emprego e renda, e fortalecer a identidade cultural.
Com isso, o Volume de Atividades Turísticas em Goiás apresentou a segunda maior alta do Brasil, no mês de abril de 2024, com o avanço de 5,7% em comparação ao mês anterior, aponta IBGE.
Grupo de Vagas no WhatsApp
O crescimento do mercado de gastronomia e hospitalidade em Goiás abre novas oportunidades de emprego. Se você está buscando uma vaga no setor, junte-se ao grupo de vagas no WhatsApp criado pelo SECHSEG, clique aqui para entrar!
Presidente Marlos Luz
SECHSEG/FETHEGO-TO
Referências: Abrasel Goiás, Jornal Opção, Instituto Gourmet, Brasilturis, Fecomércio MS, Agência Gov.