Após várias especulações se era ou não autorizado shows ao vivo em bares e restaurantes de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu um parecer esclarecendo o assunto. Segundo o documento, não consta nenhuma proibição nos decreto estadual e municipal que estão em vigor, dando a entender que a ação pode ser realizada. No entanto, é necessário que o estabelecimento siga uma série de regras para receber os músicos.
Segundo o diretor da vigilância sanitária da SMS, Dagoberto Costa, o serviço de música ao vivo está permitido, desde que não seja transformado em espetáculo. “O estabelecimento não pode fazer cobrança de ingressos, divulgação, sonorização incompatível com o local, efeitos luminosos, palco especial e, sobretudo, aglomerações. Aquele bar ou restaurante que tem a presença de um cantor, voz e violão, piano, que caracterizam música de fundo, sem provocar alarde, isso é o que está permitido. A definição então é essa. Não tendo caráter de show, de evento, mesmo que o bar cobre couvert, isso não pode se transformar em show”, explicou.
O presidente do Sechseg, Marlos Luz, ressalta a importância dos trabalhadores dos bares e restaurantes auxiliarem os clientes com informações corretas para evitar multas por parte da prefeitura. “Com o show ao vivo e bebida alcóolica o cliente pode ficar mais animado e querer dançar dentro do estabelecimento. Isso está proibido e devemos informar. Claro, vamos repassar as regras para os frequentadores da casa com toda educação e gentileza. O que não podemos é descumprir das regras”, conta.
Para a apresentação nos bares e restaurantes os músicos deverão tem microfones terão que ser individuais e manter distância de 1 metro entre si. Já os músicos sem microfone terão que usar máscaras. O Palco deve ficar a dois metros das mesas.
Foto: ilustrativa/reprodução Giraí