No momento, você está visualizando 8 práticas para prevenção de acidentes e segurança no trabalho

8 práticas para prevenção de acidentes e segurança no trabalho

Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos no mundo. Durante os anos de 2012 a 2022, 21.467 desses profissionais eram brasileiros. 

Em relação aos países pertencentes ao G20, o Brasil ocupa a segunda colocação em mortalidade no trabalho, com oito óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego entre 2002 e 2020.

Os acidentes prejudicam os funcionários e também impactam as empresas com taxas de indenização e/ou afastamento dos profissionais. As medidas de prevenção de acidentes e segurança laboral são positivas para todos os envolvidos, por isso, trouxemos oito práticas para prevenção de acidentes e segurança no trabalho. 

  1. Evite a exposição imprudente ao risco

É responsabilidade da empresa fornecer um ambiente seguro e orientar seus funcionários sobre as práticas para se evitar acidentes. Contudo, alguns acidentes acontecem por imprudência do próprio trabalhador, e por esse motivo, é necessário que ele também se preserve. 

É preciso seguir as recomendações oferecidas pela empresa. Não fique próximo de equipamentos aos quais você não possui qualificação para manusear. Evite ficar em locais que ofereçam perigo. 

  1. Mantenha o local de trabalho limpo e organizado

Essa simples prática pode salvar sua vida! 

O descuido de deixar uma ferramenta no chão, por exemplo, pode ocasionar sérios acidentes.  

É necessário uma padronização do processo de limpeza e organização do ambiente de trabalho, tornando essas ações uma prática rotineira. Essa ação deve ser motivada pelos supervisores, diretores e gestores da empresa. 

  1. Exija o uso de EPIs sempre que necessário

Os equipamentos de proteção individual são dispositivos importantíssimos para a realização das atividades laborais com segurança. São eles: capacetes, botas, luvas, óculos, cintos anti quedas, entre outros equipamentos. 

Foto de EPIs, ou seja, equipamentos de segurança no trabalho
Sempre que necessário, exija os equipamentos de segurança

Quando há necessidade de uso, devem ser oferecidos pela empresa, sem custo algum para o trabalhador. O trabalhador, por sua vez, deve utilizá-los sempre que recomendados e zelar pela integridade deles. 

É importante salientar que existem diferentes tipos de EPIs, a depender da atividade realizada.  

  1. Cuide de você e do seu colega de trabalho

Trabalhar em uma empresa significa trabalhar em equipe. As ações de prevenção de acidentes e segurança no trabalho devem ser realizadas em conjunto. 

Assim, é necessário que um colega de trabalho sempre oriente e fiscalize outro, como no uso dos EPIs, por exemplo, evitando acidentes e situações de risco. 

  1. Comunique incidentes se eles ocorrerem

Incidentes podem acontecer e facilmente virar acidentes, por isso é imprescindível que sejam comunicados aos superiores. 

As experiências servirão de alerta a outros funcionários que se encontrarem na mesma situação e ajudará a empresa a trabalhar de forma objetiva na extinção dos riscos, criando um ambiente de trabalho mais seguro.

  1. Não utilize ferramentas em más condições

É normal que as ferramentas se desgastem com o tempo e uso. Nesse contexto, ferramentas em más condições podem ocasionar acidentes e ferimentos de diferentes níveis, tirando o trabalhador da atividade laboral. 

Foto de um garçom segurando uma bandeja
Sempre utilize equipamentos em bom estado

Nessas ocasiões, o ideal é deixar de usá-las e cobrar por novas ferramentas. É dever da empresa estar atenta à saúde das máquinas e equipamentos, providenciando a troca ou manutenção quando for necessário. 

  1. Opere máquinas e equipamentos com responsabilidade

É comum encontrarmos máquinas no ambiente de trabalho, pois são necessárias para a realização de diferentes atividades. Contudo, podem representar um risco para aquelas pessoas que não possuírem as instruções necessárias para operá-las. 

Foto de uma recepcionista usando o telefone
Cuide dos equipamentos e máquinas que você utiliza

Portanto, é imprescindível que o trabalhador tenha atenção, cuidado e, se preciso, utilize os EPIs durante o uso de máquinas. Ainda, ele precisa ser qualificado para trabalhar com a máquina. 

  1. Um ambiente de trabalho seguro precisa da participação de todos!

O sucesso de uma empresa depende do trabalho em conjunto de todos os funcionários. Da mesma forma, um ambiente de trabalho seguro depende da participação de todos, reforçando o comprometimento e responsabilidade de todos. 

Quando a prevenção de acidentes e segurança no trabalho se torna prioridade para uma empresa e todos os funcionários, diretores, gestores e supervisores, há mais chances do ambiente de trabalho se tornar cada vez mais seguro, reforçando o comprometimento e responsabilidade de todos.

Nós do SECHSEG prezamos pelo bem estar dos nossos trabalhadores

Investir em saúde e segurança do trabalho é primordial para prevenir acidentes de forma efetiva. As empresas são responsáveis pelo bem-estar dos profissionais que atuam no dia a dia. Por isso, o cuidado e o zelo são fundamentais.

É muito importante que os empregadores treinem seus trabalhadores na função que vão exercer para evitar acidentes. Eles precisam se sentir amparados e seguros no local de trabalho para que possam desempenhar suas funções de maneira satisfatória. 

Portanto, orientá-los quanto às exigências da legislação e da fiscalização, vai demonstrar que a empresa cumpre com os protocolos adequadamente e, de fato, preocupa-se com as equipes.

Presidente MARLOS LUZ
SECHSEG/FETHEGO-TO